?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A Zona Centro-Ibérica (ZCI) faz parte de uma das cinco unidades geoestruturais que constituem a Península Ibérica.

Nesta zona, individualizam-se três subunidades: o Complexo Xisto-Grauváquico, anterior ao Ordovícico, com fácies do tipo flysch¹; os Quartzitos Armoricanos, resultantes de uma unidade arenítica do Ordovícico (de 488 a 443 Ma), e os granitos, formados no Paleozoico superior, durante a génese de uma cadeia montanhosa (Orogenia Varisca).

A mina da Freixiosa, localizada no distrito de Viseu, insere-se na ZCI. O seu enquadramento geológico está representado na Figura 1. Trata-se de uma pequena exploração de urânio subterrânea e a céu aberto, que cessou a sua atividade na década de 80 do século XX.

A mina encontra-se numa zona de granito, muito fraturado, com cerca de 305 a 278 Ma. Este tipo de rochas apresenta teores elevados de um isótopo instável de urânio (²³⁸U) que, após 14 etapas intermédias de decaimento radioativo, se transforma num átomo estável de chumbo (²⁰⁶Pb). Um dos elementos intermédios deste decaimento é o radão (²²²Rn), que é um gás denso, incolor e inodoro. O radão circula no subsolo e infiltra-se nas casas através de fissuras nos pavimentos. Nos distritos da Guarda e de Viseu, a concentração de radão no interior das habitações é, muitas vezes, mais elevada do que no exterior, sendo, por vezes, superior ao valor permitido na legislação.

Nota:

¹Sequências espessas de sedimentos marinhos, depositados num ambiente de talude continental.

Questão:

Os granitos da Freixiosa ter-se-ão formado numa zona de _____ de placas, a partir de magmas ricos em sílica e em _____.

Fonte: Exame - 2015, 2ª fase
|
(A) convergência ... cálcio
(B) divergência ... cálcio
(C) convergência ... potássio
(D) divergência ... potássio


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.