?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A ilha de Creta é uma das regiões sismicamente mais ativas do Mediterrâneo Oriental. A sismicidade da ilha está relacionada com uma tectónica de subdução e é caracterizada por eventos crustais com profundidades inferiores a 25-30 km. Muitos dos sismos ocorridos têm gerado tsunamis, cujas ondas chegaram rapidamente às zonas costeiras.

Em 2 de maio de 2020, ao longo da Zona de Subdução Helénica, ocorreu um sismo de magnitude 6,6, que foi sentido no sul da ilha de Creta e deu origem a um tsunami que, embora pequeno, foi observado na costa sul desta ilha. O sismo teve a sua origem a uma profundidade de 11,5 km, e o seu epicentro localizou-se a cerca de 100 km da costa sul da ilha.

A Figura 3 representa o mapa da Bacia do Mediterrâneo Oriental (BMO), mostrando o epicentro de vários sismos tsunamigénicos.

O estudo da sismotectónica da região é importante, nomeadamente para prever o comportamento de eventuais tsunamis. Neste sentido, foi desenvolvida uma análise do sismo de 2 de maio de 2020, com o objetivo de estimar a extensão da falha que o originou. Para tal, foram utilizados registos dos períodos do tsunami (intervalos de tempo entre a passagem das cristas de duas ondas consecutivas, no mesmo local), obtidos em duas estações de medição de marés do Observatório Nacional de Atenas, a estação NOA 3 no porto de Kasos, a 180 km do epicentro, e a estação NOA 4, no porto de Ierapetra, na ilha de Creta, a 100 km do epicentro. Verificou-se que o período dominante do tsunami registado em NOA 3 foi de 4,2 minutos e que os períodos dominantes registados em NOA 4 foram de 3,8 e de 4,7 minutos.

A Figura 4 representa a estimativa da extensão da falha geradora do tsunami de 2 de maio de 2020, com base nos períodos registados nas duas estações e na profundidade da água.

Questão:

Com base na análise do gráfico da Figura 4, estabelecido a partir dos períodos dominantes do tsunami, pode inferir-se

Fonte: Exame - 2022, Época especial
|
(A) que, quanto maior for o período do tsunami, menor será a falha que deu origem ao sismo.
(B) que, para um epicentro localizado sob uma coluna de água de 2500 m, a falha terá extensão máxima de 25 km.
(C) que o tsunami está associado a uma falha com extensão entre 18 km e 27 km e epicentro sob uma coluna de água entre 2500 e 3500 m.
(D) que o período do tsunami vai diminuindo à medida que a profundidade da coluna de água vai aumentando.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.