Texto 1
O sinclinal do Buçaco tem cerca de 40 km de comprimento e localiza-se entre o Luso, a noroeste, e Penedos de Góis, a sudeste de Penacova. Esta estrutura, resultante da orogenia Varisca, é constituída por uma sequência de rochas de idades ordovícica e silúrica, que assenta sobre as rochas do Supergrupo Dúrico-Beirão. Posteriormente, o sinclinal foi afetado por uma intensa fraturação, dando origem a uma rede de fraturas no flanco nordeste.
Na Formação dos Quartzitos Armoricanos, uma das formações do sinclinal, desenvolve-se o Sistema Aquífero do Luso, de onde são extraídas as águas minerais naturais do Luso e de Penacova.
A Figura 1 representa o mapa geológico simplificado de uma parte do sinclinal do Buçaco, onde se assinalam o limite do Sistema Aquífero do Luso, a localização aproximada da Mata Nacional do Buçaco (MNB) e a localização do corte A-B, representado na Figura 2. No corte da Figura 2 estão representadas três das unidades que constituem o sistema aquífero: o Aquífero Termal do Luso, o Aquífero Hipotermal do Luso e o Aquífero Termal de Penacova. As temperaturas de emergência da água dos três aquíferos são, respetivamente, cerca de 27 ºC, 17 ºC e 20 ºC.

Questão:
Associe cada uma das descrições relativas às características dos aquíferos, apresentadas na Coluna I, ao conceito correspondente, que consta na Coluna II.
A cada letra corresponde apenas um número.
COLUNA I
(a) A sua espessura aumenta em períodos de menor pluviosidade.
(b) Os poros da rocha estão totalmente preenchidos por água.
(c) O seu limite superior é constituído por rochas impermeáveis.
COLUNA II
(1) Aquífero cativo
(2) Aquífero livre
(3) Nível freático
(4) Zona de aeração
(5) Zona de saturação
Associa as colunas de forma correta:
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.