?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Em setembro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou a candidatura da serra da Estrela a Geoparque Mundial.

A serra situa-se no centro-este de Portugal continental e tem orientação NE-SO. A sua formação deverá ter ocorrido durante o Cenozoico, quando, devido ao movimento convergente das placas Africana e Eurasiática, foram reativadas as falhas antigas da região.

Em termos litológicos, a serra é constituída por extensos afloramentos de granitos, com idade entre 340 e 280 milhões de anos (Ma), formados no final do Paleozoico, durante a orogenia Varisca. Estas rochas estão implantadas em xistos e metagrauvaques que derivam de uma sequência detrítica de granularidade variável, de fácies marinha profunda, depositada há cerca de 650-500 Ma.

Durante o máximo da última glaciação (Würm), 20 000 a 18 000 anos, a serra esteve coberta por glaciares cujos vestígios incluem vales glaciários, moreias¹ e grandes blocos rochosos isolados (blocos erráticos).

A Figura 1 representa um bloco diagrama da serra da Estrela, com a sua litologia e as falhas que estiveram na origem da formação da serra.

Nota:

¹ Moreias – acumulações de sedimentos transportados pelos glaciares.

Questão:

Na serra da Estrela, as evidências geológicas da orogenia Varisca incluem a presença de

Fonte: Exame - 2020, 2ª fase
|
(A) rochas intrusivas e rochas metamórficas que afloram na região.
(B) xistos e metagrauvaques formados há cerca de 650 Ma.
(C) sedimentos marinhos depositados há cerca de 300 Ma.
(D) depósitos sedimentares recentes que afloram na zona de Seia.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.