?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A oeste de Lisboa, no concelho de Cascais, há no litoral várias praias interrompidas por falésias verticais ligadas, na base, a plataformas de abrasão marinha¹ , plataformas estas que ficam total ou parcialmente cobertas pelo mar durante a maré-cheia. Na praia da Parede, a dinâmica das marés expôs uma pista de pegadas de dinossáurios, provavelmente do género Diplodocus. Segundo os investigadores, trata-se do registo mais recente de saurópodes em Portugal e um dos poucos trilhos europeus conhecidos com origem no Albiano – 113 a 100 milhões de anos (Ma). As pegadas estão preservadas no teto de uma camada de calcário com superfície de estratificação quase horizontal (inclina 5 graus para ENE), pertencente à Formação da Galé. Os sedimentos que deram origem a estas rochas depositaram-se, há cerca de 100 Ma, na Bacia Lusitaniana, localizada na margem oeste da microplaca Ibérica, a qual constituía o território precursor da Península Ibérica.

Nesta zona costeira, as rochas apresentam fraturas verticais que atravessam toda a sequência estratigráfica. No interior de algumas dessas fraturas ocorrem filões, constituídos por rochas basálticas, por vezes muito meteorizadas, pertencentes ao Complexo Vulcânico de Lisboa-Mafra.

A Figura 1 representa uma carta geológica da zona e a respetiva localização geográfica atual. A Figura 2 representa a localização da microplaca Ibérica (Ibéria), no Albiano.

Nota:
¹ Plataforma de abrasão marinha – superfície litoral rochosa, aplanada pela erosão marinha, que resulta do desmoronamento e do recuo das falésias, e que fica exposta na maré vazia.

Questão:

A calcite (CaCO₃), constituinte maioritário dos calcários, é considerada um mineral, por ser uma substância cristalina sólida e por

Fonte: Exame - 2021, 1ª fase
|
(A) possuir clivagem bem definida.
(B) ser natural e inorgânica.
(C) apresentar uma cor fixa.
(D) ter baixa dureza.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.