?
?
Torna-te um Mestre e cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil
Biologia - Transformação e utilização de energia pelos seres vivos - 10º Ano

O fungo Fusarium oxysporum, isolado no estudo anterior, é uma espécie patogénica para muitas plantas. Fusarium oxysporum segrega uma larga variedade de enzimas que degradam a parede celular da planta, permitindo que o fungo a colonize.

O micélio do fungo (conjunto de filamentos – hifas) invade o tecido vascular, bloqueando o xilema, o que pode causar o emurchecimento da planta. O emurchecimento também pode ser causado por toxinas produzidas pelo fungo.

No entanto, algumas plantas podem defender-se, reduzindo a atividade de degradação provocada pelo fungo, ao produzirem substâncias capazes de inativar os genes responsáveis pela patogenicidade do fungo.

Recentemente, os resultados do sequenciamento do genoma de Fusarium oxysporum revelaram a existência de genes adquiridos de outras espécies de Fusarium por transferência horizontal¹ . Isto conduz à hipótese de que a transferência horizontal de genes pode gerar novas linhagens patogénicas.

Nota:

¹ Transferência horizontal de genes – processo em que um organismo transfere material genético para outro que não é seu descendente.

Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência correta dos acontecimentos que permitem a síntese de proteínas estruturais por Fusarium oxysporum.

A. Hidrólise de polímeros orgânicos.

B. Exocitose de enzimas digestivas.

C. Maturação de proteínas digestivas.

D. Absorção de monómeros orgânicos.

E. Polimerização de moléculas estruturais.

Fonte: Exame - 2021, Época especial
A
B
C
D
E


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.