?
?
Torna-te um Mestre e cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil
Biologia - Biodiversidade - 10º Ano

Atualmente, é frequente a referência às plantas aquáticas flutuantes como sistemas naturais de tratamento de águas residuais, pela capacidade que apresentam de remover vários tipos de contaminantes, entre os quais, metais. Apesar de elevadas concentrações destes elementos serem tóxicas, eles são essenciais a funções vitais das plantas, como a fotossíntese e a respiração. O ião cobre (Cu²⁺), por exemplo, é um constituinte da plastocianina, proteína existente nos tilacoides e que integra a cadeia transportadora de eletrões. O ião zinco (Zn²⁺) é um componente indispensável à atividade de enzimas envolvidas na síntese de RNA.

Com o objetivo de avaliar a redução da toxicidade das águas residuais decorrente da capacidade de bioacumulação do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) e da alface-de-água (Pistia stratiotes), foi realizado o estudo que a seguir se descreve.

Procedimento:

•  Foram recolhidas, num rio não poluído, plantas jovens de Eichhornia crassipes (Ec) e de Pistia stratiotes (Ps). As suas raízes foram cuidadosamente lavadas, e foi determinada a concentração de metais presente na totalidade dos tecidos das plantas. Em E. crassipes, foram ainda determinadas, separadamente, as concentrações de metais nas raízes e nas folhas.

•  Em cada um de sete tanques, foram colocados 400 L de águas residuais, provenientes de um parque industrial.

•  Foram adicionados 4 kg de plantas jovens de E. crassipes a três dos tanques e 4 kg de plantas jovens de P. stratiotes a outros três tanques.

•  A cada 5 dias, foi determinada a concentração de metais presentes nas águas residuais.

•  Ao fim de 20 dias, foi novamente determinada a concentração de metais presentes nos tecidos das duas espécies de plantas.

Os gráficos I e II apresentam a variação do teor em zinco (Zn) e em cobre (Cu) nos diferentes tanques de águas residuais, ao longo do tempo.

Os gráficos III e IV apresentam a concentração de zinco (Zn) e de cobre (Cu) nos tecidos de E. crassipes (Ec) e de P. stratiotes (Ps), expressa em mg/kg, no início e após os 20 dias de tratamento.

Em 2006, o município de Águeda adquiriu uma ceifeira-aquática, uma máquina que faz o corte e a remoção dos jacintos-de-água da Pateira de Fermentelos.

Tendo em conta as informações dos Textos 2 e 3, explique de que modo a remoção das massas de jacinto-de-água, antes do início do outono, contribui para a diminuição dos níveis de metais na água.

Fonte: Exame - 2021, 2ª fase

Resolução do Exercício:

Sem resolução disponível, será preenchida em breve. Se tiveres dúvidas ou souberes a resposta, põe um comentário!

Fonte:

Assinala os critérios que a tua resposta incluiu corretamente:



Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.