?
?
Torna-te um Mestre e cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil
Biologia - Biodiversidade - 10º Ano

Em Portugal, o Montado forma um habitat heterogéneo cujo coberto arbóreo é dominado por sobreiros (Quercus suber) e azinheiras (Quercus rotundifolia). Além da produção de bolota (fruto que acumula substâncias de reserva, utilizado para fins alimentares), da remoção de carbono atmosférico e da conservação dos solos, estas árvores disponibilizam abrigo e alimento para inúmeras espécies com as quais estabelecem interações.

O sobreiro tem grande capacidade de sobrevivência, o que se deve, em parte, à sua variabilidade intraespecífica. As plântulas que crescem em situações de escassez de água apresentam uma redução do rácio caule/raiz devido à estimulação do crescimento mais profundo das raízes. O sobreiro domina em zonas de solos profundos, arejados, com capacidade razoável de retenção de nutrientes e de água, que permitem uma grande expansão radicular. Não tolera nem solos calcários nem solos encharcados.

As folhas da azinheira são espessas e rígidas, apresentam os estomas concentrados em cavidades e são revestidas por ceras que refletem a luz solar. Ao longo do dia, há um rigoroso controlo da abertura e do fecho dos estomas, verificando-se que, ao meio-dia, estes se encontram fechados.

Phytophthora cinnamomi é um oomiceto, um organismo semelhante aos fungos, que se associa com frequência, tal como estes, às raízes de Q. suber e de Q. rotundifolia, e que bloqueia os vasos condutores destas árvores, sendo responsável pelo seu declínio. Através da análise do mRNA de raízes infetadas, foram identificados genes que se expressam de forma diferencial durante esta interação. As sequências de quatro destes fragmentos apresentam homologia com genes relacionados com o sistema de defesa, existentes noutras espécies de plantas.

Em Portugal, a maior distribuição do sobreiro ocorre nas regiões do Tejo e do Sado, em que os solos são arenosos e apresentam uma camada de argila em profundidade.

Relacione a capacidade de sobrevivência de Q. suber com as características destes solos e com o desenvolvimento das suas raízes.

Fonte: Exame - 2022, Época especial

Resolução do Exercício:

Sem resolução disponível, será preenchida em breve. Se tiveres dúvidas ou souberes a resposta, põe um comentário!

Fonte:

Assinala os critérios que a tua resposta incluiu corretamente:



Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.