?
?
Torna-te um Mestre e cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil
Biologia - Transformação e utilização de energia pelos seres vivos - 10º Ano

A integridade dos ecossistemas aquáticos pode ser comprometida pela concentração de nutrientes inorgânicos neles existente. Esta concentração pode ser afetada pelas descargas agrícolas ou industriais, pela drenagem natural proveniente dos processos de lixiviação dos solos ou de rochas, bem como por alterações climáticas.

Para avaliar o crescimento de três espécies aquáticas de microalgas de água doce, duas unicelulares – Chlorella vulgaris e Pseudokirchneriella subcapitata – e uma colonial – Coelastrum astroideum –, suplementaram-se meios de cultura com diferentes concentrações nutritivas de fosfato e de nitrato e realizou-se a experiência seguinte.

Métodos e resultados

1 – Preparou-se um meio de cultura (meio I) com todos os nutrientes essenciais e em que as concentrações de nitrato eram de 85,0 mg.L⁻¹ e as de fosfato eram de 8,7 mg.L⁻¹.

2 – Para avaliar o efeito da concentração de nitrato, prepararam-se outros meios de cultura, com a mesma composição do meio I, mas em que se fez variar a concentração de nitrato.

3 – Para avaliar o efeito da concentração de fosfato, prepararam-se outros meios de cultura, com a mesma composição do meio I, mas em que se fez variar a concentração de fosfato.

4 – As algas foram colocadas a crescer, separadamente, durante 4 dias, em cada um dos dispositivos com os diferentes meios e sob as mesmas condições de luminosidade.

5 – Para cada tratamento (cada um com uma determinada concentração de nitrato ou de fosfato), prepararam-se três réplicas.

6 – Todos os dispositivos foram observados e agitados diariamente.

7 – Ao fim de 4 dias, mediu-se a densidade ótica de cada suspensão celular, a qual está diretamente relacionada com a concentração de algas no meio de cultura.

Os gráficos das Figuras 2A e 2B traduzem os resultados obtidos para cada tratamento.

Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência de processos que permitem às microalgas produzir energia a partir de glúcidos.

A. Formação de moléculas de ácido pirúvico.

B. Produção de CO₂ na matriz mitocondrial.

C. Hidrólise de dissacarídeos.

D. Fosforilação oxidativa na cadeia respiratória.

E. Ativação da glucose.

Fonte: Exame - 2018, 2ª fase
A
B
C
D
E


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.